Essa é uma pergunta frequente que nossos clientes nos questionam sobre a linguagem será utilizada para o desenvolvimento. E respondemos que tecnicamente não enxergamos diferenças que possam impactar a escolha de uma ou outra linguagem de programação, pois ambas são orientadas a objetos, possuem excelentes frameworks de desenvolvimentos.
O PHP abre margem maior para que profissionais ruins façam coisas ruins. Mas bons profissionais conseguem os mesmos resultados nas duas ferramentas e profissionais ruins conseguem fazer “cacacas” com a melhor ferramenta do mundo.
Enfim, vou explicar que além de ser uma escolha meramente técnica ela é também ancorada financeiramente e impacta diretamente nos custos de um projeto, para isso citarei alguns pontos que nos guiam a escolher a arquitetura LAMP (Linux Apache Mysql PHP) ao invés da arquitetura Microsoft:
– Menor custo da Mão de Obra
– Menor tempo de desenvolvimento
– Menor custo de DataCenter
– Escalabilidade futura acessível e barata
Muitas pessoas por não conhecerem bem de tecnologia, costumam ter receios a respeito da linguagem de programação PHP, mas esquecem que:
– É a linguagem WEB mais usada por desenvolvedores
– Consequentemente é a maior comunidade de desenvolvimento e a que mais tem inovações
– O Facebook e o Yahoo foram feitos em cima do PHP e MYSQL
– O Twitter migrou sua linguagem nativa para o PHP por questões de escalabilidade
– A Wikipedia, maior enciclopédia do mundo, é feita usando PHP e MYSQL
– A maior rede de blogs do mundo, o WordPress é feito usando PHP
Eu costumo dizer que linguagem é somente ferramenta e nós escolhemos o PHP como nossa linguagem padrão de desenvolvimento boa parte pelos itens citados acima.