Criamos seu logotipo e identidade visual
Sua identidade visual precisa ser poderosa, com logotipo atraente e design inovador.
Logotipo é a apresentação gráfica do nome de uma empresa ou marca, que determina a sua identidade visual e tem como objetivo facilitar o seu reconhecimento. Pode ser visto como uma parte importante do código genético de uma empresa, que influencia o seu percurso. Deve ser flexível, de fácil memorização, não passar de moda e deve ser capaz de despertar sentimentos nas pessoas.
Significado das cores em logotipos
As cores despertam diferentes sensações nas pessoas. Essa noção é utilizada no momento da criação dos logotipos, com a eleição cuidadosa das cores, que têm diferentes significados.
Desenvolvemos
- Criação de identidade visual (logotipos)
- Criação de e-mail marketing
- Criação de material impresso
- Personalização de redes sociais
Etapas para uma criação de identidade visual
Psicologia das cores – Algumas dicas
No livro Psicodinâmica das Cores em Comunicação, o autor relata que “A cor é uma linguagem individual. O homem reage a ela subordinados as duas condições físicas e as duas influências culturais.”
O autor relata também que a escolha das cores algumas vezes se dá a partir de hábitos sociais que se estabelecem durante toda uma vida e fixam-se reações psicológicas que norteiam tendências individuais.
“Estou roxo de frio” – Note que foi atribuído significado as sensações visuais.
No livro os autores descrevem várias sensações acromáticas que derivam das cores da escala acromática (branco, preto e variações de cinza) e sensações cromáticas que compreendem todas as cores do espectro solar.
Decorrente destas sensações é possível fazer associações materiais e afetivas com as cores. Confira a algumas delas:
Sensações acromáticas
Branco:
Associação material: neve, casamento, cisne, batismo, areia clara.
Associação afetiva: inocência, limpeza, paz, pureza, divindade, infância.
Cinza:
Associação material: pó, chuva, neblina, máquinas.
Associação afetiva: tédio, tristeza, seriedade, sabedoria.
Preto:
Associação material: noite, sombra, carvão, enterro, sujeira.
Associação afetiva: tristeza, mal, dor, temor, melancolia.
Sensações cromáticas
Azul:
Associação material: céu, frio, gelo, águas tranquilas, montanhas longínquas.
Associação afetiva: confiança, verdade, serenidade, intelectualidade, espaço.
Verde:
Associação material: umidade, frescor, primavera, bosque, mar, natureza.
Associação afetiva: bem-estar, saúde, tranquilidade, segurança, equilíbrio, crença.
Amarelo:
Associação material: palha, luz, verão, Chinês.
Associação afetiva: conforto, iluminação, alerta, esperança, adolescência, euforia.
Para finalizar acredito ser importante ,ao desenvolver seus projetos, não se prender somente a sensações pré-concebidas das cores. Elas podem ser úteis, mas é necessário ir a fundo e averiguar o quanto elas podem ser aplicadas para comunicar-se com eu público.
A relação entre o conhecimento do público alvo, a definição da personalidade pretendida do projeto, e qual a utilização da cor a ser escolhida, poderá determinar os significados que você queira transmitir.
Referências:
Psicodinâmica das cores em comunicação – 5° ed. São Paulo – Modesto Farina
A cor como informação – Luciano Guimarães
Psicologia Organizacional – Denise de Camargo – 2009. Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC